Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Estudantes do curso de Filosofia da Unemat se reúnem em etapa presencial
Professores da rede pública de ensino do estado buscam qualificação e aperfeiçoamento à docência
Estudantes do curso de Filosofia da Unemat se reúnem em etapa presencial
11/02/2004 16:04:52
por Coordenadoria de Comunicação Social

Para os 42 acadêmicos da turma especial do curso de Filosofia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a semana está sendo de intensas atividades. Desde segunda-feira, 09 de fevereiro, eles estão reunidos em Cáceres, 220 km da capital, na “casa do professor”, e em grupos fazem análises de textos e cumprem atividades previstas no curso de qualificação ofertado pela Faculdade de Educação (Faed).

As atividades são desenvolvidas sob a orientação do professor Manoel Francisco Motta (UFMT), doutor em Filosofia da Educação, com a aplicação do módulo de Teoria do Conhecimento. A dinâmica entre estudantes/professores utiliza entre outros, textos da escritora Marilena Chauí, autora do livro Convite à Filosofia.

Reflexões que parecem já apresentar resultados. De acordo com Rosângela Gonçalves da Rocha, com formação em Letras, a filosofia permite conhecer a origem das coisas sob uma nova ótica do conhecimento. “Tem se tornado um espanto e uma surpresa. É um novo olhar para o mundo”, diz empolgada a professora, que trabalha na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também na rede municipal de Cáceres.

Ela diz ainda que o curso renova a prática pedagógica do professor e estimula a relação ensino-aprendizagem dentro da sala de aula.

O curso, uma parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), vai atender a professores da rede pública estadual e municipal do estado durante os próximos dois anos em etapas presenciais, no período de férias das escolas.

“É uma ação muito positiva da Instituição. As universidades públicas devem ocupar esses espaços, ofertando cursos de qualificação profissional”, observa Motta, acrescentando que o curso feito no período de férias dos professores revela o compromisso da classe com a educação.

Com 20 anos atuando em programas diferenciados, Manoel revela que o êxito dos projetos é verificado ao encontrar ex-alunos em outros cursos de qualificação. “Apesar do acentuado desprestígio que a categoria vem sofrendo, esses professores demonstram um compromisso com a atividade docente. E permitir o processo de formação continuada é um estímulo na carreira desses profissionais tão importantes à sociedade”, avalia.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24716 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada